Supermercado disponibiliza gratuitamente alimentos para quem tem fome

Segundo o IBGE, mais de 14 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Pensando nesse problema, o supermercado Royal, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tomou uma iniciativa para ajudar a reverter esse quadro: colocou gratuitamente alimentos à disposição na frente do local.

Luiz Antônio Denardin, proprietário do supermercado, teve a ideia ao saber de uma iniciativa parecida em Pernambuco.

Os irmão de Luiz, Eduardo e Daniel Denardin, que também são donos do local, gostaram da sugestão e decidiram colocá-la em prática.

– Nós sempre ajudamos as pessoas que passam aqui e pedem algum alimento. Sempre tem itens que não podemos mais vender, pela questão estética, então achamos que poderíamos ajudar mais pessoas dessa forma – conta Eduardo ao site Diário de Santa Maria.

Junto da grade do supermercado foi colocada uma prateleira, onde os alimentos são disponibilizados. Em cima, há uma faixa explicando o processo:

A prateleira foi instalada na segunda-feira, dia 16, e já beneficiou muitas pessoas, como Douglas Marafiga, de 20 anos. Ele está desempregado e buscou os alimentos para compartilhar com sua esposa e seu bebê de 10 meses.

A iniciativa do supermercado também viralizou na internet. Um post no Facebook sobre a ideia já tem mais de 8 mil compartilhamentos.

Precisamos de mais empresas como o supermercado Roial Royal parabéns pela atitude como sempre vcs são maravilhosos nota 1000

Posted by Ligiane Peixoto on Wednesday, July 18, 2018

“Nós sempre ajudamos as pessoas que passam aqui e pedem algum alimento. Sempre tem itens que não podemos mais vender, pela questão estética, então achamos que poderíamos ajudar mais pessoas dessa forma”, contou Eduardo.

Crédito da foto de capa: Renan Mattos (Diário de Santa Maria)

Entenda por que é importante reaproveitar os alimentos:

Você sabia que aquela casca de banana que você joga fora possui duas vezes e meia mais vitamina C do que a polpa da fruta? As cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais e frutas que costumamos desprezar podem ser muito saudáveis. “As partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em quantidade maior do que na parte costumeiramente utilizada”, observa a nutricionista Lenita Borba do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Aproveitar as frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado anualmente de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Confira quais as partes de alimentos que você deve parar de jogar no lixo e passar a colocar na panela, conheça os seus benefícios para a saúde e aprenda receitas saborosas com eles.

Casca de abóbora

A casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e carotenoides. “O consumo deste último nutriente auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, também previne problemas de visão e de pele”, explica a nutricionista Silvia Honorato da Silva, supervisora do programa Alimente-se bem do Sesi São Paulo.

Clique na seta amarela abaixo para continuar lendo.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *