Saiba o que significa aquela mancha roxa que alguns bebês recém-nascidos tem

Alguns bebês nascem com essa mancha que parece com um hematoma, que não é tão incomum.

Alguém aí já viu um bebê com uma manchinha roxa no bumbum? Não é tão incomum, mas quando o bebê tem essa mancha muitas mães se assustam.

Mamães fiquem calmas, não tem necessidade de entrar em pânico, pois a mancha não tem nada a ver com doença, hematoma e outras coisas graves uma vez que sua condição é benigna e sua etiologia é congênita.

Mancha mongólica é uma marca de nascença que pode ter as cores, azul, azul acinzentado, roxa ou esverdeado, esta manha pode aparecer no nascimento ou nas primeiras semanas de vida.

O seu aspecto é irregular e geralmente surge em áreas como as nádegas e as costas. A marca pode acometer tanto o sexo feminino como o masculino.

Em algumas diferentes regiões do Brasil essas manchas tem um outro nome, são chamadas de Jenipapo mas cientificamente elas são chamadas como Manchas Mongólicas.

Acredita-se que elas são o resultado da mistura entre várias raças, e os bebês mais afetados são os negros e os mulatos, embora todos possam ser afetados.

Bebês com ascendência asiática possuem 81% de chances de apresentarem este tipo de mancha, enquanto que os descendentes de negros, 96%.

E se o meu bebê tiver a mancha mongólica, o que fazer?
Assim como qualquer anormalidade, o ideal, se notar uma mancha mongólica no seu pequeno, é informar o pediatra que irá fazer o diagnóstico por meio de análise clínica.

Contudo, não há tratamento indicado.

Quando desaparecem?

Não há regra para o desaparecimento da mancha, mas os especialistas afirmam que, na maioria dos casos, ela vai diminuindo gradualmente até a criança completar o primeiro ano de vida.

Em alguns casos, a mancha apenas desaparece completamente na fase adulta e neste caso ela é denominada como Mancha Mongólica Persistente, e podem afetar outras áreas do corpo como rosto, braços, mãos e pés.

Clique na seta amarela abaixo, após a publicidade, para continuar lendo.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *