Saiba o que é língua solta(ou ceceio) é língua presa

Para falar desse assunto, convidamos nossa colunista Raquel Luzardo, fonoaudióloga, especialista em linguagem. Nesse post, Raquel explica o que é língua solta (ou ceceio) e língua presa. E nos indica como tratar em ambos os casos.

O QUE É LÍNGUA SOLTA (OU CECEIO) E LÍNGUA PRESA

Há quem ache um charme o jeito de falar de pessoas que pronunciam o ‘s’ entre os dentes, ou ouvir alguma mãe dizer: meu filho fala com a língua entre os dentes.

Na verdade, isso é um distúrbio de fala que pode ser corrigido. Língua presa e ceceio são disfunções comuns na fala e muitas pessoas confundem o que é um e outro.

São dois problemas completamente distintos. Diferentemente da língua presa, que necessita de cirurgia, o ceceio é corrigido apenas com exercícios de fortalecimento da musculatura da língua.

O inconfundível acento de “s” e “z”, com a língua entre os dentes, é provocado por uma alteração na fala chamada de ceceio causada pela flacidez da musculatura da língua.

Em razão da frouxidão, a língua é projetada para frente (cesseio anterior) ou para os lados (cesseio lateral) durante a fala.

PAIS DEVEM FICAR ATENTOS COM AS CRIANÇAS QUE TÊM CECEIO PARA NÃO SEREM MOTIVOS DE PIADAS DE COLEGUINHAS

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *