Por que o Chaves morava na casa número 8 e Dona Clotilde na 71?

Afinal como uma vila com cerca de dez casas poderia ter uma de número 8 e uma de número 71? Ao contrário do que se imagina, havia um motivo para os dois endereços.

“Chavo” é uma gíria mexicana para garoto, “pivete” e é assim que ele é chamado por todos os outros personagens. No Brasil, optou-se por traduzir o apelido com um nome parecido, “Chaves”.

Mas, no original, o nome verdadeiro do protagonista interpretado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) jamais é revelado.

Toda vez que o menino estava prestes a dizer, era é interrompido por Seu Madruga, Quico, Chiquinha ou Dona Florinda. Portanto, o mistério do nome permanece até hoje.

Mas porque o Chaves mora no 8 e Dona Clotilde no 71?

O garoto morava no número 8 porque o seriado foi criado e exibido pela Televisa, que era transmitida no canal 8 (as televisões antigas conseguiam sintonizar um número restrito de canais, cada um associado a um número).

Assim, o programa pôde ser batizado como “El Chavo del Ocho” (“O garoto do oito”, em referência tanto à sua casa quanto ao canal).

A “moradia” de Dona Clotilde, vivida por Angelines Fernández (1922-1994), também não é por acaso. Ela começou a gravar o programa em 1971 – daí vem o número da casa de sua personagem.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *