Pés podem dar sinais de enfarto, AVC e mais doenças: teste caseiro denuncia risco

Quando algo não está bem no seu sistema circulatório, as extremidades são o primeiro sinal de alerta.

O tamanho reduzido dos vasos sanguíneos dessas áreas aumenta a probabilidade de obstrução, dificultando a chegada e o retorno do sangue.

Veja quais são as causas mais comuns dos pés inchados:

1. Insuficiência cardíaca

Acontece quando o coração não consegue levar o sangue para todo o corpo. As causas vão desde doenças arteriais coronarianas até doenças comuns, como diabetes e hipertensão.

2. Doença venosa

Geralmente, acontece quando as veias não conseguem fazer o sangue retornar para o coração com eficiência.

Essa interrupção pode ocorrer devido a varizes, trombose ou problemas no sistema linfático. É necessário ficar alerta a outros sintomas como dores e pele escurecida.

3. Inchaço muscular

O inchaço nos pés pode ocorrer também quando os músculos das pernas não apresentam força suficiente para permitir que as veias possam levar o sangue de volta para o coração.

4. Déficit de proteínas

A falta de proteínas, desnutrição e algumas doenças crônicas, como o câncer, também podem colaborar com o inchaço nos pés.

5. Muito tempo em uma mesma posição

Seja andando, parado em pé, dando aulas ou até mesmo sentado, o corpo passa a ter limitações na sua circulação, causando assim o inchaço.

O que fazer

Além de fazer uma visita ao seu médico, há algumas formas de reduzir o inchaço e peso nos pés e pernas.

1. Banho de água quente e fria

Quando os pés estiverem inchados, o ideal é fazer uma imersão alternada entre água quente e fria.

Coloque os pés em uma bacia com água fria por três minutos e logo em seguida, ponha-os em água quente (numa temperatura que não cause queimaduras).

Você pode fazer isso, inclusive, no chuveiro. É uma dica infalível para fazer seus pés voltarem ao normal.

2. Imersão em sulfato de magnésio

Em uma bacia com água morna (o suficiente para chegar até os tornozelos), misture uma xícara de sulfato de magnésio.

Deixe os pés repousarem nessa imersão por cerca de 15 minutos. Faça isso, de preferência, antes de dormir.

O sulfato de magnésio é excelente para diminuir o inchaço nos pés, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea.

3. Compressa de vinagre de maçã

Rico em potássio, o vinagre de maçã também é um ótimo aliado na diminuição do inchaço nos pés.

Em um recipiente, misture o vinagre com água morna, na mesma proporção. Umedeça um pano de algodão na mistura e enrole os pés, deixando agir por pelo menos meia hora.

Faça isso sempre que sentir seus pés começarem a inchar.

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