Pela primeira vez na história, paciente é submetido a cirurgia cardíaca sem anestesia

Um fato incrível aconteceu pela primeira vez no mundo.
Foi em Nord-Pas-de-Calais, na França.

Gerard Courtois, um homem de 88 anos foi submetido a uma cirurgia cardíaca sem anestesia “pesada” no Hospital da Universidade de Lille.

Fantástico, não é!

Em vez de morfina ou ansiolíticos usuais, ele foi hipnotizado por Hélène Sergent, a primeira enfermeira do departamento de cirurgia intervencionista especialista em hipnose.

Depois de 48 horas da operação, Gerard Courtois estava em perfeita forma.

A operação para substituir a válvula aórtica.

Essa cirurgia (feita por Gerard) exige uma incisão em cada uma de suas artérias femorais para introduzir dois fios-guia que sobem todo o corpo e chegam até o coração para trocar a válvula aórtica.

Para esse tipo de cirurgia, até então, era necessária anestesia geral ou local, o que poderia representar um problema para pacientes idosos (ou alérgicos).

Explica o professor Arnaud Sudre, chefe do departamento de cirurgia intervencionista do Hospital Universitário de Lille:

“Às vezes, esses pacientes são mais sensíveis aos efeitos colaterais das drogas que são injetadas (morfina, ansiolítica, relaxantes). Esses produtos podem causar confusão neurológica.

Com a hipnose, o paciente se recupera imediatamente”.

Durante o processo de hipnose, feito para a realização da cirurgia, Gerard falou sobre suas viagens com sua esposa na Tailândia, Egito, Tunísia, Turquia, sua paixão pela jardinagem.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *