Pai adormece com recém-nascido nos braços – duas horas depois, acorda e percebe a tragédia

Os médicos infelizmente foram incapazes de ajudar. Karson perdeu a vida por causa da síndrome Súbita do Lactente (SID, na sigla em inglês) e não sabiam o por quê. De acordo com os médicos, é algo que ocorre quando a criança está dormindo, e é difícil detectar sinais de que algo está errado.

Isso é reforçado pelo testemunho de David, que confirma que muito pouco parecia estar errado com Karson na noite em que ele perdeu a vida.

A patologista Melanie Newbold disse: “Ele era um bebê pequeno para a sua idade. Ele não tinha ferimentos ou marcas externas e era perfeitamente normal. Ele tinha sinais de um resfriado comum, mas estava bem até perder a vida”.

Fatores de risco:

Muitos estudos fazem correlação entre a posição de bruços (sobre o estômago) com aumento do risco de SMSL. Outros fatores de risco (ver Fatores de risco de síndrome súbita do lactente) incluem berços velhos e sem segurança, roupas de cama inadequadas ( Sono em bebês e crianças) (p. ex., lã de carneiro), colchão de água, compartilhamento da cama com pai/cuidador, fumante na casa e um ambiente superaquecido.

Prevenção
A American Academy of Pediatrics (ver Technical Report SIDS and Other Sleep-Related Infant Deaths: Expansion of Recommendations for a Safe Infant Sleeping Environment ) recomenda que os bebês sejam colocados em decúbito dorsal (de costas — ver a campanha Safe to Sleep®) para dormir, a menos que outras condições médicas impeçam isso.

Dormir de lado ou escorado é muito instável. A incidência da SMSL aumenta em condições de hiperaquecimento (p. ex., roupas, cobertas, quarto aquecido) e no clima frio.

Portanto, todos esforços devem ser feitos para evitar aquecimento excessivo, ou ambiente muito frio, evitar excesso de agasalhos para o lactente e remover do berço roupas de cama inadequadas, como pele de carneiro, travesseiros de pelos, brinquedos/animais de pelúcia e cobertores pesados.

Chupetas podem ser úteis, porque ajudam a abrir as vias respiratórias. As gestantes devem evitar o cigarro e a criança não deve ser exposta à fumaça. Os pais/cuidadores não devem levar o lactente para a cama do casal. Amamentação é incentivada para ajudar a prevenir infecções. Não há evidências de que monitores caseiros para apneia reduzam a incidência de SMSL e, portanto, eles não são sugeridos para prevenção.

Nossos pensamentos vão para a família. Descanse em paz, o pequeno Karson.

Fonte: Newsner
Imagens: Reprodução

Clique na seta amarela abaixo, após a publicidade, para continuar lendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *