O que é e como aliviar a dor na costela na gravidez

A dor na costela na gravidez é um sintoma muito comum que, geralmente, surge após o 2º trimestre e é provocado pela inflamação dos nervos dessa região e, por isso, é chamado de neuralgia intercostal.

Esta inflamação acontece porque, com as alterações hormonais próprias da gestação, o corpo começa a acumular mais líquidos e a inchar, comprimindo os nervos.

Além disso, com o aumento do útero, o diafragma sobe e o volume do tórax diminui durante a respiração, reduzindo o espaço entre as costelas, o que comprime ainda mais os nervos que se encontram nesses espaços, provocando dor intensa.

No entanto, esta dor também pode ser causada por mudanças posturais, falta de vitamina B no organismo ou infecções por vírus, como herpes, por exemplo, sendo aconselhado consultar o obstetra para identificar o problema correto e iniciar o tratamento adequado.

Principais sintomas
O principal sintoma da neuralgia intracostal na gravidez é o surgimento de dor, que:

É intensa e se localiza na região das costela ou busto;
Irradia para a região embaixo das costelas, ombros ou estômago;

Se mantém mesmo durante o descanso;
Piora ao fazer movimentos repentinos, como virar o corpo ou levantar objetos.

Podem ainda surgir suores frequentes, espasmos musculares, febre e sensação de formigamento na pele, por exemplo. Devido aos sintomas, a mulher pode confundir a neuralgia com problemas cardíacos, o que pode aumentar os níveis de estresse.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *