Entenda o que é a osteoporose e como se prevenir

A osteoporose é uma doença caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos. Isso faz com que sejam frequentes as ocorrências de fraturas, necessitando de imobilização prolongada ou até mesmo de cirurgias.

A doença ainda pode acarretar em outras consequências causadas pelas fraturas, como dores crônicas, trombose e diminuição ou perda de função do segmento acometido.

Entenda a osteoporose e como se prevenir da doença.

Segundo o ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia, Dr. Bruno César Aprile, a prevenção da doença se inicia com uma dieta balanceada.

Principalmente quanto a ingestão adequada de cálcio, associada à prática de exercícios físicos e exposição diária de 15 minutos ao sol, “o que leva habitualmente a uma formação adequada de vitamina D pelo organismo”, recomenda.

Ao contrário do que se pensa, o osso é um tecido vivo e está em constante renovação por células que formam e que reabsorvem o osso.

E para que aconteça essa formação do osso, o médico explica que o organismo precisa de um equilíbrio hormonal adequado, associado à presença de cálcio e de vitamina D em quantidades adequadas.

Dessa forma, as células formadoras de ossos conseguem transformar o cálcio em cristais que são a base de formação dos ossos.

O ortopedista alerta para a necessidade da realização do exame de densitometria óssea, que detecta a doença, por mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70.

“Mais importante ainda, ele deve ser realizado antes disso quando houver fatores de risco associados, segundo recomendação médica”, completa.

Os principais fatores de risco da doença:

Clique na seta amarela abaixo, após a publicidade, para continuar lendo.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *