Astrônomos encontraram um novo planeta-anão em nosso sistema solar

Astrônomos da Instituição Carnegie, da Universidade do Norte do Arizona e da Universidade do Havaí (EUA) descobriram um novo planeta-anão no nosso sistema solar, muito além da órbita de Plutão.

Com cerca de 300 quilômetros de extensão, os pesquisadores acreditam que sua existência aumenta a probabilidade de que realmente há um planeta gigante até agora não descoberto nos confins do sistema, o famoso e hipotético Planeta X ou Planeta 9.

Goblin

O novo planeta-anão foi nomeado 2015 TG387 e apelidado de “Goblin”, por ter sido descoberto próximo ao Halloween.

O trio responsável pela descoberta – Scott Sheppard, Chad Trujillo e David Tholen – forma a equipe que está liderando a busca pelo Planeta X.

A órbita de Goblin é extraordinária. Quando foi encontrado, estava a cerca de 80 unidades astronômicas (UA, a distância entre a Terra e o sol).

Para contextualizar, a distância de Plutão é de 39,5 UA, em média, embora esse número varie porque sua órbita é elíptica, chegando a 29,7 no periélio (ponto mais próximo do sol) e indo até 49,3 UA no afélio (ponto mais distante do sol).

De fato, todo planeta em nosso sistema solar, inclusive os anões, tem uma órbita elíptica, em graus variados. A órbita do Goblin é a mais elíptica de todas:

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *