Aromaterapia: Conheça a técnica de cura atrás dos aromas

Como o próprio nome já sugere, Aromaterapia é uma vertente da medicina alternativa baseada em tratamentos estéticos e medicinais para o corpo e a mente através dos aromas.

Estes aromas, por sua vez, possuem uma rigidez em manter a pureza, sendo extraídos de flores, raízes, folhas, ervas, sementes, madeiras e resinas e posteriormente transformados em óleos essenciais após a adição de álcool, óleo ou loção para uma aplicação mais prática.

Benefícios

Efeitos Psicológicos: os óleos essenciais, puros ou combinados são utilizados no tratamento de cansaço mental, stress, tensão, fobias, pânico, depressão, ansiedade, insônia e demais distúrbios do sono, além de proporcionar um aumento nos níveis de concentração, memória, autoestima e produtividade;

Efeitos Físicos: diante desta estreita relação entre olfato e cérebro, uma curiosa reação de auto cura e aumento do sistema imunológico também se é notada.

A nível físico, a Aromaterapia se manifesta em ações antioxidantes, antibacterianas para o auxílio de processos cicatrizantes, antivirais, anti-inflamatórias, antifúngicas e ainda como tratamento para perturbações digestivas e hormonais.

Se aplicados com fins estéticos, os óleos essenciais são eficazes no tratamento dermatológico e na eliminação de toxinas do corpo, sendo um excelente auxiliar para drenagem linfática.

Aplicação

Além das diversas finalidades terapêuticas, os óleos essenciais possuem aplicações específicas para cada tipo de tratamento. Divididos nas seguintes categorias:

Externa: ao serem aplicados diretamente sobre a pele, diluídos ou não, os óleo essenciais tratam feridas superficiais, estimulando a cicatrização e proporcionando efeito analgésico.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *