Alerta: chuveiro do banheiro está cheio de bactérias que podem destruir sua saúde

Torneiras, vasos sanitários e mangueiras: muita gente não sabe, mas há bactérias em todos os lugares das nossas casas, principalmente onde a água é usada.

Mas, de acordo com uma nova pesquisa, é no chuveiro onde mora o maior perigo.

Apesar de a maioria desses organismos microscópicos ser inofensiva, algumas linhagens de micobactérias (ou Mycobacterium) estão relacionadas a infecções pulmonares graves.

Mycobacterium é o gênero mais comum de bactérias que crescem no material viscoso do chuveiro, conhecido como “biofilme”.

As várias comunidades de micobactérias encontradas ali variam em composição, dependendo da localização geográfica, da química da água e da fonte de água.

Para descobrir mais detalhes sobre isso, os pesquisadores analisaram o DNA de mais de 650 pessoas nos Estados Unidos e 13 países europeus que limparam o interior de seus chuveiros com kits especiais.

Esses kits foram enviados para os pesquisadores determinarem quais espécies de bactérias eram as mais abundantes.

Eles descobriram que a micobactéria era mais comumente encontrada nos domicílios urbanos dos Estados Unidos, ao contrário das casas que usam água de poço por lá, e também na Europa.

Por mais estranho que pareça, as casas em que a água era tratada com desinfetantes de cloro tinham números particularmente altos de certas micobactérias.

E é preciso ficar atento: quando expostas ao vapor de água no banho quente, as micobactérias se tornam aerossolizadas e podem ser responsáveis ​​pela transmissão da doença pulmonar por micobactérias não tuberculosas (NTM) quando inaladas.

Clique na seta amarela abaixo, após a publicidade, para continuar lendo.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *