11 Coisas comuns que você não sabe pra que servem. Você nai acreditar no 9º

Hoje vamos mostrar o segredo de algumas coisas que você ai não sabe pra que servem.


1- Por que não fazer uma moeda redondinha e lisa?

A verdade é que isso é feito para dificultar a ação de falsificadores, mas também é uma homenagem a inteligência e criatividade de alguns criminosos do passado.

Muito antigamente, na época em que as moedas ainda eram feitas de prata e ouro, alguns espertinhos com alma empreendedora tiveram uma grande ideia para ganhar um dinheiro mais rápido.

Os malandros usavam alguma ferramenta para raspar as bordas das moedas, diminuindo elas levemente. Eles então usavam as raspas para derreter e criar novas moedas.

Ou seja, eles estavam fazendo dinheiro usando dinheiro. Se isso não é genialidade eu não sei o que é.

Claro que não demorou muito para que a prática começasse a ser descoberta e reprimida. Para garantir que isso não acontecesse mais, as moedas começaram a ser feitas com frisos nas laterais.

Isso evitava que a moeda fossa raspada sem deixar sinal de alteração. Atualmente as moedas carregam estes risquinhos por tradição aos modelos antigos.

2-Dobra atrás da camisa social

Na época que guarda-roupa era coisa de gente rica e cabides eram lenda, as camisas sociais eram uma peça extremamente usada pelas pessoas. Então, a dobrinha servia para que elas pudessem ser penduradas em pregos sem que amassassem.

3-O pequeno buraco na janela do avião

Dois pedaços de acrílico são usados para fazer os vidros das janelas e por si só, o painel de vidro interior poderia quebrar devido à diferença significativa na pressão entre a cabine e o lado de fora.

O furo permite que o ar desloque entre os dois painéis, igualando a pressão entre eles.

4-A parte azul da borracha


A primeira intenção da fabricante não era a de apagar traços feitos com caneta, mas sim a de apagar manchas mais escuras em papéis ásperos.

Enquanto a parte mais macia da caneta não dava conta de remover as marcas em papéis grossos ou manchas escuras, a parte azul conseguia dar conta do recado.

5- Tarja colorida na pasta de dente

Essas impressões na embalagem são conhecidas como eye marks (ou marcas de olho) e servem para que os sensores das máquinas de envasamento identifiquem o lugar exato para cortar, dobrar e prensar as embalagens.

Para completar o assunto, o professor de Odontologia Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica ainda que a escolha das cores nessas marcações também não têm qualquer embasamento na composição química dos produtos.

A impressão dessas cores nos tubos da pasta de dente e de outros cosméticos são feitas de acordo com a tonalidade mais forte usada nas embalagens.

Clique na seta amarela abaixo, após a publicidade, para continuar lendo.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *