10 curiosidades científicas sobre o poder do queijo

Descobertas recentes em medicina demonstraram que a espermidina presente em alguns tipos de queijo combate células em laboratório.

E se lhe dissermos que o queijo é uma colônia de bactérias? Conheça 10 curiosidades sobre este alimento.

NÃO AFETA A MEMÓRIA

A ideia de que comer queijo afeta a memória é uma crença popular cristalizada no tempo e na história.

A origem da expressão portuguesa “andas a comer muito queijo” pode explicar-se pela relação de causalidade que, em séculos anteriores, era estabelecida entre a ingestão de laticínios e a diminuição de certas faculdades intelectuais, especificamente a memória.

Sabe-se hoje, através dos estudos sobre memória e nutrição, que o leite e o queijo são fornecedores privilegiados de cálcio e de fósforo, elementos importantes para o trabalho cerebral. Ou seja, comer queijo até pode estimular o seu cérebro.

É UMA COLÔNIA DE BACTÉRIAS

Acredite ou não, alguns queijos são fruto de um trabalho árduo desempenhado por milhões de bactérias e fungos. É o caso do famoso Blue Cheese, do qual o queijo gorgonzola é uma das variantes.

São as bactérias, os micro-organismos presentes no leite, que ajudam a transformar a lactose em ácido lático. A acidificação do leite é um processo de fermentação que decorre na ausência de oxigênio.

PRÓXIMA PÁGINA
1 / 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *